No dia 21 de abril de 2025, o Presidente da República, José Maria Neves, visitou a antiga hidrobase em Calheta de São Martinho no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril). Professores e investigadores da Universidade 草榴社区 de Cabo Verde acompanharam a visita partilhando experiências de investigação sobre a história do local. A Universidade 草榴社区 disponibilizou a exposição temática que foi montada nas tendas militares.
Durante a visita guiada, o Presidente José Maria Neves defendeu a importância de parcerias institucionais para a valorização da hidrobase, ressaltando seu papel para história universal.
A Universidade 草榴社区 tem sido uma das principais impulsionadoras da divulgação da história da Aéropostale em Cabo Verde, através de artigos científicos, conferências, estudos e exposições.
A hidrobase da Calheta de São Martinho pertencia, na época, à Aéropostale, empresa francesa pioneira do correio aéreo, responsável por ligar a Europa à América do Sul. Em 1927, o construtor francês Raymond Vanier chegou à ilha de Santiago com a missão para instalar a hidrobase. A 6 de março de 1928, Calheta de São Martinho recebeu o primeiro hidroavião o “vindo de Saint Louis de Senegal com o primeiro correio norte/sul a bordo. E a partir dali o correio seguia rumo às Américas em navios designados de Avisos (antigos caça-submarinos da Primeira Guerra Mundial). Em 1933, a Aéropostale fundiu-se com outras companhias, dando origem à Air France.
Agora esta povoação quase esquecida pode despertar para turismo oferecendo oportunidades para população local.